O sobe e desce dos curruptos!

O sobe e desce dos curruptos!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O QUE SEI DE LULA


O QUE SEI DE LULA   -   APRESENTAÇÃO    -   Leôncio Martins Rodrigues


Foi em 1975.....num sábado à noite....já estava mudando o visual da época em que era simples diretor de sindicato. Usava boné, e começava a deixar crescer a barba que seria a sua marca registrada, e também a dos autodenominados "sindicalistas combativos" que iriam criar a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Sem uma barba à Fidel ou Che Guevara, que encantava a jovem intelectualidade, as chances de obtenção de um cargo na diretoria da CUT cairiam quase a zero.
Nessa ocasião, o metalúrgico que viria a ser presidente da Republica se projetara não apenas por dirigir greves, afrontar as gandes empresas e o regime militar, mas também pelas ideias que emitia e que o distanciavam tanto dos pelegos tradicionais.quanto das chefias sindicais ligadas ao antigo PTB e ao PCB. Encantava os grupos que tinham horror ao modelo getulista.
Hoje pouca gene sabe, mas Lula surpreendeu os c grupos empresariais, políticos e intelectuais ao criticar o modelo sindical corporativo, assumindo algumas posições que a esquerda classificava como "sindicalismo americano" negociação direta com o patronato, contrato de trabalho, pluralismo sindical, delegado sindical de empresa, comissão de fábrica e até mesmo sindicato organizado por empresa. Eram propostas que reforçaram o lado "contratualista", em detrimento do lado "legalista" do nosso modelo corporativo. Lula opunha-se ao IMPOSTO SINDICAL, que atrelava a associação ao Estado e que teria acomodado os sindicalistas brasileiros. Em sua opinião, os trabalhadores deveriam criar ulm fundo de greve para poder enfrentar o patronato, que Lula via mais como um adversário do que como um inimigo, tal como prescrevia a velha tradição socialista ou comunista............  

Nenhum comentário:

Postar um comentário